jueves, 8 de septiembre de 2016

Histórica visita do Patriarca Ecuménico à Croácia


S. Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I irá visitar Zagreb no próximo dia 09 de setembro de 2016 onde fará a abertura da conferência acadêmica sobre o tema «Os novos mártires: uma multi-perspectiva II» que terá lugar no liceu ortodoxa sérvio «Katarina Kantakuzina Brankovic». Eminentes especialistas de questões relativas aos sofrimentos das pessoas no século XX participarão deste simpósio: Efraim Zuroff, diretor do Centro Simon Wiesenthal à Jerusalém; Ruta Vaganaite de Lituânia, autor do best-seller «Nossa Gente»; o protopresbítero Aleksander Mazirin da Rússia, bem como historiadores, sociólogos, teólogos, entre outros especialistas da Polônia, Rússia, Republica Srpska, Romênia, Croácia, Israel e Sérvia. O trabalho da conferência será presidido por S. Excia. Dom Jovan, bispo da Eslavônia.

Transmitindo a saudação do Patriarca Ecumênico e suas palavras de atenção e de apoio paternal, Sua Eminência o Metropolita Porfírio de Zagreb-Ljubljana disse que Sua Santidade o Patriarca Bartolomeu tinha sido muito bem informado sobre a situação na Croácia e que, para os sérvios ortodoxos seria uma grande alegria acolher pela primeira vez na história esta importante personalidade da Igreja Ortodoxa.

No mesmo dia, Sua Santidade Bartolomeu I, juntamente com os hierarcas participantes da conferência irão visitar a região onde foi construído o campo de extermínio de Jasenovac, e assistir ao ofício de Vésperas na igreja de Santo Elias, na aldeia de Mlaka.

No sábado, 10 de setembro de 2016, o Patriarca ecumênico Bartolomeu I com o Patriarca sérvio Irineu irão celebrar – por ocasião do 75º aniversário do sofrimento dos santos mártires de Jasenovac –  uma Liturgia Pontifical na igreja da Natividade de São João Batista, em Jasenovac, com a participação de muitos hierarcas e representantes do Patriarcado de Moscou, da Igreja Ortodoxa da Polônia e da Igreja Ortodoxa romena.

No mesmo dia, às 13h, Sua Santidade abençoará em Pakrac, a vila onde reside o bispo ortodoxo sérvio da Eslavônia, o palácio Episcopal recentemente restaurado.


Fonte: Igreja Ortodoxa da Sérvia, através de www.ecclesia.org.br