Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, enviou uma mensagem a todos os membros da Igreja Ortodoxa sobre Santo e Grande Concílio, que se reunirá de 16 a 27 de junho deste ano de 2016 na ilha grega de Creta. Sua Santidade exorta a todos os fiéis, clérigos e leigos, homens e mulheres, jovens e velhos, a que rezemos por este grande evento da ortodoxia:
"Com a graça de Deus, que instituiu a Santa Igreja e a tem inspirado ao longo dos tempos, guiada e iluminada pelos Santos Padres e pelos Santos Concílios Locais e Ecumênicos, convocamos este Santo e Grande Concílio da Igreja Ortodoxa para o próximo mês de junho, em Creta.
Todos os Primazes das 14 Igrejas Ortodoxas Locais, bem como as Delegações de bispos e assessores, reunir-se-ão para manifestar e e expressar a unidade do Corpo de Cristo, proclamando à uma só voz uma mensagem de amor e esperança a um mundo que anseia pela alegria e a vida do Evangelho de Cristo.
O objetivo mais importante deste Concílio Pan-ortodoxo é confessar que a Igreja Ortodoxa é Una, Santa, Católica e Apostólica, unida através dos Sacramentos, dos Santos Cânones e dos Concílios Ecumênicos.
Reconhecemos que as pessoas esperam uma palavra da Igreja acerca dos muitos e prementes desafios de nossa contemporaneidade, ao mesmo tempo em que sentimos a necessidade de abordar alguns aspectos pastorais da nossa Santa Igreja. Que a Ortodoxia, após tantos séculos, siga exercitando a sinodalidade.
Suplicamos à plenitude da Igreja, clérigos e leigos, homens e mulheres, velhos e jovens, para orar por este singular e histórico evento. Que peçamos a Deus, em particular, para que fortaleça e inspire os líderes da Igreja a manifestar unidade em um mundo atormentado por conflitos e divisões.
Que Deus abençoe este Santo e Grande Concílio, e que a Sua Graça seja abundante entre todos vós!".
Fonte: www.ecclesia.org.br